Nessa semana comemoramos o 127º aniversário da Abolição da Escravatura.
Não podemos negar a influência da cultura africana na formação de nossa cultura.
Então, durante a semana, vamos reunir algumas informações sobre a influência negra na nossa música.
Estilos musicais brasileiros de origem africana
MPB
Podemos dizer que a MPB surgiu ainda no período colonial brasileiro, a partir da mistura de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII, misturou-se em nossa terra, as cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas europeias. Também contribuíram, neste caldeirão musical, os indígenas com seus típicos cantos e sons tribais.
Afoxé
Chegou da África com os escravos e na língua dos Yorubas significa “dança da felicidade”. Este tipo de dança serve como base de muitas festas religiosas e animistas em todo o país. É uma mistura intoxicante de movimento, som, e cores, refletindo a sensualidade e o espírito do Brasil como grande mistura étnica e cultural.
Samba Reggae
É uma mistura de vários ritmos incluindo o afoxé, ijexá, e samba duro com influências do caribe. Paul Simon era o primeiro artista principal para introduzir esta música do samba reggae ao mundo quando tocou e fez turnê com a batucada Olodum da Bahia.
Axé
É um jeito de música e dança mui popular com originem em Salvador Bahia. A palavra vem de um cumprimento ritual do sentido de boas vibrações, que estava usado nos cultos de Candomblé e Umbanda.
Axé é a dança do carnaval da Bahia e domina todos os aspectos da cultura popular baiana. Seu rico visual é único no mundo por sua mistura da ginga, dos sorrisos, paqueras, relances, rostos, vozes, corpos, e cores do povo baiano.
Gafieira / Dança de Salão / Samba Pagode
A palavra “Gafieira” vem da palavra francês “gaffe” (gafe) e alude o aos salões e as bares onde a classe operária carioca festejava desde do começo do 20o século. A dança de Gafieira caracteriza um repertorie extraordinário e vasto de estilos cujas raízes urbanas de fim-de-século são pouco conhecidas sabidas pouco entre fãs internacionais. Estes incluem lambadas, lundu, hanera, polka, xote, tango, maxixe, batuque e uma forma rara, mas encantadora de samba de gafieira conhecida como “partido alto”. Hoje Gafieira permanece a música e a dança da classe operária urbana do Rio de Janeiro, sendo mantido vivo e se desenvolvendo numa experiência completamente contemporânea.
Samba
É o estilo mais famoso da música e dança brasileira. O Samba saiu dos ritmos dos escravos africanos. A palavra "samba" tem origem africana: na língua Quimbundo “Samba” significa “ondulação umbilical” (Quimbundo foi a língua dos africanos indígenos trazidos ao país da região que virou a Angola de hoje). Os atuais estilos de samba se desenvolveram por mutação musical e difusão geográfica. Inicialmente, os escravos africanos celebraram cerimônias segredas baseadas nas suas tradições étnicas e religiosas. O Samba é apenas um entre muitas expressões rítmicas que emergiram nestas épocas: Candomblé, Maracatu, e Capoeira são formas de dança e arte que emergiram durante a mesma era. O Samba é bem conhecido pela sua versatilidade e vitalidade. Embora alguns formulários do Samba permanecessem muito perto aos suas raízes em Afoxé, a maioria dos movimentos mais modernos do Samba envolveram fusões, tais como o samba-reggae ou o samba-funk. Samba de Enredo é o tipo de Samba dominando nos desfiles do carnaval do Rio de Janeiro. Suas letras contam uma história do passado ou presente acompanhado pelo ritmo da batucada. Samba de Enredo se tornou popular nos anos 1920s quando começou a dominar o carnaval do Rio de Janeiro Carnaval, a maior festa do mundo.
Fonte: http://andersonsantosblog.blogspot.com.br/2011/05/estilos-musicais-brasileiros-de-origem.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário