sexta-feira, 15 de maio de 2015

B.B. King - Uma pequena homenagem

A Toka Maior lamenta a morte do Rei do Blues, e presta aqui uma pequena homenagem.

*** UM POUCO DA HISTÓRIA DO REI DO BLUES ***

Riley Ben King nasceu em uma plantação de algodão em 16 de setembro de 1925 em Itta Bena, perto de Indianola, no Mississippi, Estados Unidos.

Teve uma infância difícil – aos 9 anos, vivia sozinho e colhia algodão para se sustentar.

Começou por tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da Second Street. Chegou mesmo a tocar em quatro cidades diferentes aos sábados à noite.

No ano de 1947, partia para Memphis, no Tennessee, apenas com sua guitarra e $2,50 dólares. Como pretendia seguir a carreira musical, a cidade de Memphis, onde se cruzavam todos os músicos importantes do sul dos Estados Unidos, sustentava uma vasta competitiva comunidade musical em que todos os estilos musicais negros eram ouvidos.

Nomes como Django Reinhardt, Blind Lemon Jefferson, Lonnie Johnson, Charlie Christian e T-Bone Walker tornaram-se ídolos de B. B. King.

"Num sábado à noite ouvi uma guitarra elétrica que não estava a tocar espirituais negros. Era T-Bone interpretando "Stormy Monday" e foi o som mais belo que alguma vez ouvi na minha vida." recorda B. B. King, "Foi o que realmente me levou a querer tocar Blues".

A primeira grande oportunidade da sua carreira surgiu em 1948, quando atuou no programa de rádio de Sonny Boy Williamson, na estação KWEM, de Memphis. Sucederam-se atuações fixas no "Grill" da Sixteenth Avenue e mais tarde um anúncio publicitário de 10 minutos na estação radiofónica WDIA, com uma equipe e direção exclusivamente negra. "King’s Sport", patrocinado por um tônico, tornou-se então tão popular que aumentou o tempo do transmissão e se transformou no "Sepia Swing Club".

King precisou de um nome artístico para a rádio. Ele foi apelidado de "Beale Blues Boy", como referência à música "Beale Street Blues", foi abreviado para "Blues Boy King" e eventualmente para B. B. King. Por mera coincidência, o nome de KING já incluía a simples inicial "B", que não correspondia a qualquer abreviatura.


*** CURIOSIDADES***


  • Uma das imagens de marca de King é chamar às sua guitarras o nome de "Lucille" - uma tradição que vem desde a década de 1950. No inverno de 1949, King se apresentou num salão de dança em Twist, no Arkansas. Com o intuito de aquecer o salão, acendeu-se um barril meio cheio de querosene no centro do salão, prática muito comum na época. Durante a apresentação, dois homens começaram a brigar e entornaram o barril que imediatamente espalhou chamas por todo o lado. Durante a evacuação, já fora do estabelecimento, King apercebeu-se de que tinha deixado a sua guitarra de 30 dólares no edifício em chamas. Voltou a entrar no incêndio para reaver a sua Gibson acústica, escapando por um triz. Duas pessoas morreram no fogo. No dia seguinte, soube que os dois homens tinham começado a briga devido a uma mulher chamada Lucille. A partir dessa altura, passou a designar as suas guitarras por esse nome, para "se lembrar de nunca mais fazer uma coisa daquelas." 
  • Quando foi perguntado a John Lennon sobre sua maior ambição, ele disse que era tocar guitarra como B.B. King. 
  • BB King era considerado o melhor guitarrista do mundo por Jimi Hendrix.






01 - The thrill is gone
02 - Ain't nobody home 
03 - Let the good times roll 
04 - Guess who 
05 - I like to live the love 
06 - Don't answer the door 
07 - Sweet sixteen 
08 - Paying the xost to be the boss 
09 - I got some help I con't need 
10 - Into the night 

Label: MCA Records ‎– B0000707-02 
Series: 20th Century Masters The Christmas Collection – 
Format: CD, Album, Compilation 
Country: US 
Released: 23 Sep 2003 
Genre: Blues, Folk, World, & Country 


_________________________________________________________________________________________





01 Instrumental
02 Let the good times roll
03 Stormy monday
04 Whole lot of loving
05 Blues we like
06 Please accept my love
07 Why i sing the blues
08 All over again
09 Catfsh
10 Early in the morning
11 Rock me baby
12 The thrill is gone

Nenhum comentário:

Postar um comentário