sexta-feira, 24 de abril de 2015

Música e esporte - Parceria de sucesso

A música e o esporte servem de inspiração, emocionam e mobilizam uma legião de fãs ao redor do mundo. E têm muito mais em comum do que se imagina. Além de ser parte das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a música está presente na concentração e no treinamento de atletas, anima os espectadores e dita o tom de cada edição do maior evento esportivo do planeta. Mas assim como a música faz parte do Movimento Olímpico, o esporte também tem o seu espaço cativo na história do rock.

Para entrar no ritmo do Rock in Rio, que acontece até 22 de setembro, o site www.rio2016.com listou 15 atrações nacionais e internacionais do evento que têm não só a música, mas também o esporte, como parte essencial de suas vidas. Confira:

Músicos e desportistas

1 - Bruce Dickinson, da banda de heavy metal Iron Maiden, chegou a tentar o rugby na escola, mas a verdadeira paixão do vocalista é a esgrima, esporte de combate que pratica até hoje. A dedicação de Dickinson é tanta que transcendeu ao mundo dos negócios e inspirou a criação da empresa “The Duellist”, que oferece materiais esportivos específicos do esporte a preços acessíveis para a população da Grã-Bretanha. No início do ano, durante o Campeonato Mundial da Noruega, Dickinson aceitou o desafio e encarou o medalhista Olímpico Bartosz Piasecki em um duelo amistoso. Dickinson, que é esgrimista desde os 13, perdeu a partida, mas não sem dar trabalho a Piasecki: “Ele é durão. É baixinho, mas incrivelmente rápido. Esse é seu forte. Ele parecia o Rocky quando chegou de roupão e mochila de esgrima”, brincou o atleta, que ganhou a medalha de prata em Londres 2012.

2 - Justin Timberlake conheceu o golfe com 13 anos de idade, por influência do pai, e hoje é um dos golfistas sociais mais importantes dos Estados Unidos. Até o ano passado, dava nome ao Justin Timberlake Shriners Hospitals for Children Open, um torneio beneficente da Fall Series. Foi também o responsável pela renovação do campo de golfe da sua cidade natal, Memphis, rebatizando-o de Justin Timberlake’s Golf Course. “O Golfe é o momento em que eu e meus amigos saímos para nos divertir, e mais do que tudo, o golfe é para mim sobre a minha relação com o meu pai. Toda vez que penso no golfe, penso no meu pai. Ele me ensinou como dar a minha tacada e me pôs jogando”, contou em entrevista à revista Golf Digest.

3 - A dona do hit “Girl on Fire” também tem uma relação especial com outra disciplina Olímpica: a natação. Alicia Keys começou a nadar ainda na infância e está sempre treinando nos intervalos das suas turnês pelo mundo. Ao assistir a estreante Lia Neil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, medalha de bronze no revezamento 4x100, Alicia Keys revelou nos seus perfis das redes sociais Facebook, Twitter e Google+: “Sempre quis ser uma nadadora Olímpica! Parabéns a Lia Neal! Incrível!”, parabenizou a cantora, ganhadora de nada menos que 14 prêmios Grammy. 

4 - Dexter Holland, vocalista do grupo de punk rock The Offspring, é um corredor nato e inclusive já completou o percurso de mais de 42 km da Maratona de Los Angeles.

Empresários do esporte

5 - Para John Bon Jovi, o esporte do coração é o futebol americano. O ídolo é tão aficionado pelo esporte – que surgiu a partir de uma variação do rugby- que foi um dos fundadores do time Philadelphia Soul.

6 - Outra grande atração do festival que também é fã do futebol americano, Beyoncé soltou a voz no intervalo do Superbowl 2013, a grande final do campeonato nacional. A cantora é também fã do basquetebol. Seu marido, o rapper Jay-Z, também fez a ponte entre o esporte e o mundo dos negócios e é dono do no time de basquete da NBA Brooklyn Nets. Os dois são frequentemente vistos assistindo a partidas da liga americana.

Nas páginas de um livro

7 -Torcedor fanático do Cruzeiro, o guitarrista do Jota Quest, Marco Túlio, é um dos artistas convidados a contar alguns momentos importantes de sua infância com o seu time de futebol preferido nas páginas de um dos livros da série “Time do Coração”. O exemplar do músico foi intitulado como “Meu Pequeno Cruzeirense”.

8 -Outro brasileiro a registrar sua paixão pelo time em um livro foi o líder da banda Skank, Samuel Rosa, que escreveu “O Dia em que Me Tornei... Cruzeirense”.

9 - Nando Reis também já participou do projeto “Time do Coração”, contando sobre a sua paixão pelo São Paulo.

Direto das telonas

10 - Jared Leto, líder da banda 30 Seconds to Mars, viveu nos cinemas a história do campeão Olímpico Steve Prefontaine, corredor americano que disputou os Jogos Olímpicos de Munique 1972 e serviu de inspiração para popularizar o esporte nos Estados Unidos. O recente clipe da banda, intitulado “Into the air”, também contou com a participação de atletas da esgrima e da ginástica, incluindo a medalhista de ouroMcKayla Maroney.

A música e os Jogos

A tradição de trazer os principais nomes da música de cada país-sede dos Jogos para tocar nas cerimônias é o que faz com que os shows sejam assistidos por bilhões de pessoas em todo o mundo. E algumas das atrações desta edição do Rock in Rio já compartilharam esta experiência:

11 -Em 2010, a banda canadense Nickelback encerrou com chave de ouro os Jogos de Inverno de Vancouver.

12 - Já os britânicos da banda Muse foram parte ativa dos Jogos de Londres 2012. Além de comporem a música oficial dos Jogos - “Survivor”, que também tocaram na cerimônia de encerramento, Matt Bellamy, Dominic Howard e Christopher Wolstenholme também carregaram a tocha Olímpica em sua cidade natal durante o Revezamento da Tocha de Londres 2012.

13 - Outra artista britânica, Jessie J, também fez parte da festa de encerramento, cantando o clássico do Queen, “We Will Rock You”.

14 - E por falar em Jogos de Londres, a música “Spectrum”, da banda Florence and the Machine, é reconhecida como uma das mais tocadas nas Vilas Olímpica e Paralímpica e em toda a cidade durante os Jogos de 2012.

Preparação para Rio 2016

15 -Fã do hipismo, Bruce Springsteen acompanha a filha em todos os torneios que ela participa. Jessica Springsteen está em busca de sua primeira participação Olímpica no Rio 2016 e vem acompanhada de nada menos do que o Vindicat, o cavalo que conquistou a medalha de ouro em Londres 2012 junto com o atleta Peter Charles, presente do papai-coruja. Os dois já estão treinando para dar um show em 2016. Desta vez, Bruce estará na plateia.
Fonte: http://www.rio2016.com/noticias/noticias/artistas-do-rock-in-rio-mostram-que-musica-e-esporte-tem-tudo-a-ver

Nenhum comentário:

Postar um comentário