Quem tem e (ou) gosta de tocar algum instrumento musical, sabe que quando se está executando alguma melodia o seu instrumento musical passa a ser como se fosse “a extensão de seu próprio corpo”, uma “parte de si mesmo”. E, fato é que em menor ou maior grau, criamos um “apego” ao instrumento, e muitos até tratando o instrumento da mesma forma que tratariam a um animal de estimação ou digamos uma jóia valiosíssima.
Sendo assim, é muito importante sabermos dar o devido valor a nossos instrumentos musicais, para que estes tenham sempre aquele aspecto de novo e não percam sua qualidade com o passar do tempo e para que possamos ter sempre aquele prazer inicial que tivemos desde a primeira vez que vimos e executamos alguma música nele.
Dicas importantes
- Mantenha o instrumento em um local apropriado, ventilado, protegido da poeira, umidade, luz solar, e deixando o instrumento sempre em um pedestal, estante, mala ou capa apropriado, para não haver risco do mesmo ficar empenado;
- Tenha bastante cuidado ao manejar o instrumento, segure-o com firmeza para evitar quedas e sempre faça seu manuseio em um local que tenha espaço, para evitar esbarrões com outros objetos;
- Sempre ao acabar de manusear o instrumento, passe sobre ele uma flanela ou pano limpo e seco para tirar toda gordura corporal ou suor passadas pelas mãos;
- Para instrumentos de sopro é importante também, após cada execução, fazer uma limpeza interna do instrumento, para tirar toda humidade que possa existir internamente.
- Periodicamente faça uma boa limpeza sobre todo o instrumento, com flanela ou pano limpo e seco, se possível desmontando ele (desde que você saiba ou se sinta seguro sobre o que está fazendo), ou leve seu instrumento regularmente para um luthier de confiança, para que ele possa limpar seu instrumento peça por peça e ainda poder fazer alguma regulagem e afinação quando necessário. Se for usar algum produto químico no instrumento, use o que tiver estipulado no manual de instrução do seu instrumento, fornecido pelo fabricante.
Então é isso. Cuide bem do seu instrumento que ele durará por muitos anos e lhe trará muitas alegrias. E tenha também bastante cuidado consigo próprio quando manejar o instrumento, observando sempre sua coluna, e executando o instrumento de forma confortável e com a musculatura relaxada.
Fonte: http://www.dreammusical.com.br/noticias/cuidados-instrumentos-musicais.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário